quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Colônia de férias em Barreiras

As Férias estão chegaram e não existe época melhor para desenvolvimento de atividades recreativas para a alegria das crianças, bem como para tranquilidade dos familiares que já não contam com a escola em parte do dia e precisam envolver seus filhos em propostas que apresentem segurança e entretenimento.
Por isso, organizei a Colônia Tô de férias no kstelo durante os dias 12 a 17 de dezembro de 2011 com muita criatividade, planejamento, dedicação e afetividade. Os resultados não poderiam ser outros, senão de muito sucesso, elogios e reconhecimentos das crianças envolvidas, bem como de seus familiares.
Seguem abaixo algumas fotos que ilustram bem estes momentos, porém não foi possível colocar muitas fotos, pois sem a permissão dos pais ou responsáveis se torna inviável. Apreciem.



Oficina de cupcake - Eu que fiz!
Nesta oficina, recebemos a colaboração de uma cake designer que ajudou as crianças e elaborarem cupcakes com muito capricho. Todas as crianças entenderam que a cozinha é um espaço de cuidado, de atenção, mas de muita diversão também. Cada uma delas recebeu um avental e toucas para concretizar o sentido da higiene que tal proposta exigia. Foi uma deliciosa oportunidade de aprender decorar cupcake e ainda levaram a receita pra fazer em casa com a família. Hummmmm!!!!





Oficina de pintura - Pintando o 7
Na oficina de pintura, veio a nosso convite uma pintora de quadros, nos dar orientações acerca da pintura, dos traços, do uso das tintas e dos pincéis. Descobrimos os pequenos artistas em suas produções. Quem sabe não surge de um deles um Romero Brito... Seria muito bom!!!! As crianças receberam junto às suas produções, receitas de tintas caseiras, para experimentar em outras oportunidades.







Oficina de Artesanato - Pequenos artesãos
Com o artesanato, aprendemos a fazer um lindo chaveiro com as fitas do Bonfim, que são a cara da Bahia e também ponteiras fofas para lápis. As crianças permaneceram concentradas e atentas ao desenvolver as propostas.



Oficina de Ciências - Pequenos cientistas
Experiências inteligentes permearam este momento. Descobrimos juntos como ocorre fatos através das ciências e nos tornamos pequenos cientistas. Ao final, cada criança ganhou uma muda de planta com um cata-vento para levar pra casa e enfeitar o jardim. Cada criança utilizou um avental para se proteger do material apresentado.





Oficina de Culinária - Chefs mirins
Que dia saboroso! Uma delícia fazer sanduíche de centopéia, suco nutritivo de morango que qualquer criança pode fazer sozinha. Ah! E ainda teve uma surpresa uma centopéia de jujubas sensacional!!! Beleza pura!





Oficina de Serigrafia - Criando e recriando
Quem disse que as crianças não podem fazer suas próprias estampas? Elas usaram carimbos e criaram desenhos lindos, muito criativos e coloridos. Depois, cada uma delas levou a sua pra casa e no dia seguinte nos fizeram surpresas, aparecendo vestidas com as mesmas. Uma graça!







Oficina de Reciclagem – Cuidando do planeta
Com o lixo, fizemos o luxo. Cada criança construiu seu porta trecos com decoupage de papel e depois os recheamos com doces, que nas férias são liberados com moderação. Além disso, vivenciaram várias opções de objetos reciclados como brinquedos, porta lápis, latinhas decoradas, etc. Uma festa consciente!





Oficina de Biscuit – Criativa idade
Com esta massinha inteligente, fizemos um lindo porta –recados do boneco de neve, já que a data era próxima do Natal. Foi uma delícia poder criar e decorar algo que poderá enfeitar suas casas durante belos e bons natais. Ah! Cada criança levou uma receita da massa fria de biscuit pra fazer outras coisinhas em casa com toda família.





Oficina de fantoches – Quem conta um conto, aumenta um ponto!
Quem conta um conto aumenta um ponto! Foi exatamente isso que as crianças puderam vivenciar nesta oficina, criaram seus fantoches de vara, deram nomes a eles e ainda fizeram o maior e mais bonito teatro de todos. Lindo de mais!!!!







Oficina de brincadeiras antigas – Aprender brincando
Nesta oportunidade pudemos vivenciar brincadeiras antigas e nos divertir muito com os amigos. A criança precisa entender que o resgate é saudável para se dar valor ao passado e a contribuição das brincadeiras para o desenvolvimento humano. Além de tudo isso, cada criança foi presenteada com uma medalha e pirulitos decorados.





Baile a fantasia
Toda criança gosta do faz de conta, pois foi isso que vimos no baile que fechou com chave de ouro a nosso Colônia de férias. Crianças desfilando fantasiadas, maquiadas e tatuadas, tudo de forma infantil e com material anti alérgico. Muito bom!!!



Cineminha
Local climatizado e seguro, onde as crianças podiam após as oficinas relaxarem com dvd's atuais exibidos em data show.


Sala áudio visual
Este ambiente foi criado pensando nos adolescentes e crianças que se divertem com a tecnologia. Sendo asssim, contaram com víde-game, karaokê e jogos.

Sorteios diários
A cada final de manhã ou tarde, eram realizados sorteios de brindes doados por lojas da cidade: bonecas Barbie, dvd's, amarelinhas de tecido, livros, almofadas, ursos de pelúcia, agendas, etc. Nestes momentos, as crianças faziam suas torcidas para receber um brinde e complementar ainda mais sua alegria na Colônia.



Brincadeiras livres
Ao final das oficinas, as crianças podiam brincar livremente nos brinquedos como cama elástica, tobogã, multi brinquedo, área baby, totó, cai cai, e outros. Era uma farra!!! Lindo de ver!!







Um sucesso a Colônia de férias!!! Um público feliz, satisfeito, pedindo mais. Pais, mães, meninos e meninas se despediram da Colônia solicitando que aconteça novamente, o mais breve possível. Isso já paga todo o trabalho, o empenho e dedicação. Obrigada a todos pelo carinho, confiança e elogios.